Disciplinas

O curso de Pós-Graduação "Master in Business Administration" - MBA Gestão Empresarial está estruturado em 16 disciplinas ordenadas de modo a proporcionar o adequado aprendizado em Administração de Empresas.

 

DISCIPLINAS E CONTEÚDO

 

1 - Economia Empresarial (24 horas)

Conteúdo: Microeconomia: Mercado competitivo, Oferta, Demanda, Formação de Preço; Mercados em Competição Imperfeita, Estruturas de Mercado, Estratégias Oligopolistas. Macroeconomia: Agregados Macroeconômicos, Política Fiscal, Política Monetária, Política Comercial e Cambial, Crescimento Econômico.


2 - Estratégia Empresarial e Sustentabilidade (24 horas)

Conteúdo: Estratégia empresarial: conceito, conteúdo, estratégias elementares; Processos de análise, concepção, implementação e avaliação da estratégia; Harmonização do sistema de objetivos, políticas e planos de ação. Planejamento estratégico: aspectos essenciais e características; Construção de Vantagens Competitivas; Estratégia do Oceano Azul. Sustentabilidade: Paradigmas da Sustentabilidade nas empresas. Gestão Estratégica da Sustentabilidade. Inovação e Mudança Organizacional para a Sustentabilidade.


3 - Fundamentos de Administração Financeira (24 horas)

Conteúdo: Fundamentos de cálculo financeiro: juros simples, juros compostos, taxas de juros, equivalência de capitais. Fluxos de caixa: séries de pagamentos, séries de recebimentos, sistemas de amortização. Avaliação econômica de Investimentos: valor presente líquido, taxa interna de retorno, período de payback, índice de lucratividade.


4 - Marketing Estratégico e Ambiente de Negócios (24 horas)

Conteúdo: Pressupostos e conceitos básicos de Marketing; Processo de Marketing; Análise do Ambiente de Mercado; Dimensionamento e Segmentação de Mercado; Posicionamento de Mercado; Gestão da oferta de valor; Processo de Planejamento e Plano de Marketing.


5 - Contabilidade Empresarial (24 horas)

Conteúdo: Revisão dos fundamentos contábeis e da estrutura conceitual básica. Normas Contábeis adotadas no Brasil. Fundamentos para a análise de balanços. Análise Vertical e Análise Horizontal. Análise através de indicadores.


6 - Gestão Estratégica de Pessoas (24 horas)

Conteúdo: Contextos de mudança e gestão de pessoas. Cultura organizacional e aprendizagem. Trabalho em Equipe. Estilos e contextos de Liderança. Seleção, Contratação e Desenvolvimento de pessoas. Gestão de competências. Planejamento Individual de Carreira. Gestão de Carreira e Remuneração.


7 - Gestão Estratégica de Custos (24 horas)

Conteúdo: Revisão dos fundamentos da Contabilidade de Custos. Custeio por Absorção. Custeio Direto. Custo ABC. Custos para tomada de decisões. Formação de Preços.


8 - Empreendedorismo e Inovação (16 horas)

Conteúdo: Conceitos de empreendedorismo e inovação. Características, tipos e habilidades do empreendedor. Fundamentos da inovação e promoção de cultura inovadora no ambiente de negócios. Relação entre criatividade e inovação. Identificação de soluções inovadoras. Papel da liderança na gestão da inovação. Cenário do empreendedorismo e inovação no Brasil. Inovação na era digital.


9 - Finanças Empresariais (24 horas)

Conteúdo: Gestão baseada em valor: desempenho operacional e alavancagem financeira, gestão baseada em valor e medidas de criação de valor; Administração financeira de curto prazo: capital de giro, administração de caixa, administração de valores a receber, administração de estoques; Administração financeira de longo prazo: decisões de investimentos, avaliação econômica de investimentos, investimentos em condições de riscos; Estrutura de capital: custo de capital e criação de valor, estrutura de capital; Avaliação de empresas.


10 - Gestão Estratégica de Operações e Supply Chain (24 horas)

Conteúdo: O papel estratégico e os objetivos da produção e operações; Estratégia de operações orientada ao cliente; Alinhamento estratégico de operações; Estratégias de melhorias; Visão sistêmica S.C.; Tipos de relacionamento na cadeia de suprimento; Estrutura para integração. Projeto de cadeia de suprimentos.


11 - Gestão de Projetos (24 horas)

Conteúdo: Conceituação, fases e componentes de um projeto; Normas e metodologias estruturadas de desenvolvimento de projetos; Técnicas e ferramentas para o planejamento e controle de projetos; Projetos, Programas e Portfólios; Aplicações.


12 - Gestão Estratégica do Desempenho do Negócio (16 horas)

Conteúdo: Gestão por processos; Mapeamento de processos; Criação de valor para as empresas; Estratégia organizacional; Sistemas de Medição de desempenho;
Balanced ScoreCard (BSC); Mapas estratégicos.


13 - Fundamentos de Análise Quantitativa (24 horas)

Ementa: Amostragem e distribuições amostrais; Análise descritiva de dados; Medidas de Tendência Central; Medidas de Dispersão; Teste de Hipóteses; Regressão Linear.


14 - Estratégia Tecnológica (24 horas)

Conteúdo: Alinhamento estratégico de TIC; Modelos de análise estratégica; Recursos e capacidades estratégicos; Planejamento do uso de TIC – organizacional, interorganizacional e internacional; Tecnologias emergentes: conceitos e impactos no ambiente organizacional; Tendências de TIC para as organizações; Mídias sociais: Web 2.0 e estratégias de comunicação para o ambiente organizacional.


15 - Ética Empresarial, Responsabilidade Social e Governança Corporativa (16 horas)

Conteúdo: Materialização dos princípios éticos; Cultura organizacional e gestão da ética nas empresas; Responsabilidade social e os processos de tomada de decisão; Transparência e acesso à informação; Conflito de interesses; Códigos de conduta; Conceitos de compliance, accountability e Governança Corporativa; Diversidade no trabalho; Sustentabilidade e meio ambiente; Ética e qualidade de vida. 

 

16 - Business Plan (24 horas)

Conteúdo: Planejamento estratégico. Plano de Marketing. Objetivos de negócio. Ferramentas práticas de análise estratégica. Pesquisa de marketing. Desenvolvimento de estratégias operacionais. Controle estratégico. Orçamento do plano de negócio. Formatação de trabalhos científicos. Pesquisa bibliográfica. Orientação de elaboração de plano de negócio.

 

MATERIAL

 

Os docentes responsáveis por cada disciplina vão disponibilizar material didático aos estudantes para o acompanhamento das aulas.